30 anos
Também chamada de lei da indução magnética, esta lei, elaborada a partir de contribuições de Michael Faraday, Franz Ernst Neumann e Heinrich Lenz entre 1831 e 1845, quantifica a indução eletromagnética. Sabemos que quando uma diferença de potencial é aplicada sobre um circuito há o surgimento de uma corrente elétrica induzida, chamada força eletromotriz. A Lei de Faraday relaciona a força eletromotriz ε induzida na espira com a taxa de variação do fluxo magnético através desta espira.
Assim, a Lei de Faraday enuncia que:
O valor da força eletromotriz induzida em uma espira de área A é igual à taxa de variação do fluxo magnético através dessa espira. Matematicamente, a Lei de Faraday pode ser escrita como:
Esta lei diz que a forçaeletromotriz (f.e.m.) induzida (?i) numa espira de um condutor metálico é igual, em módulo, à taxa de variação temporaldo fluxo magnético que atravessa a espira. O sentido da f.e.m. induzida depende do sentido da taxa de variação do ca-mpo.
A espira constitui um circuito fechado em que existe uma corrente elétrica induzida cuja intensidade pode ser calculada pela lei de Ohm.
Embora saibamos que a Lei de Faraday nos permite calcular o valor da força eletromotriz induzida, que é responsável pela corrente induzida no circuito, ela não determina o sentido da corrente elétrica. Cabe lembrar que no Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de medida da força eletromotriz é dada em volts (V).
Essa lei é muito utilizada na fabricação de geradores elétricos, responsáveis em transformar energia mecânica em elétrica. Fazendo uma análise na equação do fluxo magnético,
podemos perceber que o fluxo magnético sofre variação sempre que há variação na intensidade do campo magnético (B), no valor da área A ou na orientação relativa entre a área e o campo (Ө).
INDUÇÃO ELETROMAGNETICA
Quando uma área delimitada por um condutor sofre variação de fluxo de indução magnética é criado entre seus terminais uma