3
Neste momento histórico do iluminismo o homem, indivíduo já está consciente de exercer sua razão e assim se afasta das explicações que eram dadas por meio dá fé, e busca o conhecimento de si próprio e da sociedade. Ainda permanecia algo além da natureza responsável para explicação do homem e da sociedade. Neste período o conhecimento do homem e da sociedade era explicado apenas pela Metafísica.
A realidade material da França busca uma nova necessidade que é entender a sociedade, e promover alterações que acabe com as injustiças sociais, e mostrar para a sociedade que a dominação entre os homens não era nem de origem divina e nem de origem casual, ela é social e histórica e por isso pode ser alterada.
E neste contexto surgi as ciências humanas, o homem que já domina a natureza passa a perceber que também é sujeito de conhecimento através da razão tanto como seu individuo como social.
Os principais representantes do iluminismo francês são: Montesquieu, Voltaire, D`Alembert, Diderot e Rousseau.
No século XVIII, Exercendo grande influência destacam-se Charles S. Montesquieu (1689-1755) e Voltaire François M. Arquet (1694-1778). Montesquieu diz que toda a natureza é rígida por leis, há regularidade em todos os fenômenos. E da mesma forma a sociedade também obedece a regularidades que é regida por leis.
Voltaire destaca-se por colocar a prática o que estava sendo proclamado em sua época, o direito da Razão em constatar a ordem estabelecida, a partir de sua possibilidade de conhecer.
Denis Diderot (1713-17840) foi um dos principais organizadores da Enciclopédia que representa uma síntese do pensamento filosófico francês da época. Para ele não há nada que difere o homem dos outros seres do universo, são apenas uma porção de matéria, que constitui por átomos e constituída pelas leis universais que regem a natureza.
Jean-Jacque Rousseau (!712-1778) tem como fundamento principal analisar as injustiças sociais e as desigualdade entre os homens .
Durante este período a