3
Adriano Machado Santos
RESUMO
(...)
Palavras-chave: .
1 INTRODUÇÃO
O objetivo geral deste estudo é expor sobre a auditoria interna como ferramenta de melhoria dos controles internos de organizações e das informações que auxiliam o administrador na tomada de decisões. Os objetivos específicos são: apresentar informações conceituais sobre auditoria interna e controle interno; abordar sobre os procedimentos utilizados na auditoria interna e no controle interno; destacar as responsabilidades civis do auditor e do controlador interno; destacar a importância da auditoria interna para um bom funcionamento do controle interno de organizações.
2 AS BASES CONCEITUAIS DA AUDITORIA INTERNA E DO CONTROLE INTERNO
Este trabalho de Conclusão de Curso busca destacar o que o controle interno tem de tão importante na gestão de uma empresa.
A finalidade da auditoria interna é desenvolver ações que auxiliem as organizações a alcançarem seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de melhorar as operações e resultados de uma organização.
Para dar continuidade ao desenvolvimento do tema abordado deste trabalho é preciso levantar alguns conceitos dessa importante aliada da eficácia de uma boa gestão empresarial.
A auditoria é o ramo da contabilidade que verifica a autenticidade das demonstrações contábeis, examina os critérios e procedimentos contábeis adotados em sua elaboração, e se estes estão de acordo com os princípios fundamentais de Contabilidade e com as normas brasileiras de Contabilidade. FRANCO E MARRA (1992).
Boynton, Johnson e Kell (2002, p. 30-31) definem auditoria como:
Um processo sistemático de obtenção e avaliação objetivas de evidências sobre afirmações a respeito de ações e eventos econômicos, para aquilatação do grau de correspondência