3 Principais Diferenças entre Lucro Presumido e Lucro Real
3 Principais Diferenças entre: Lucro Presumido e Lucro Real.
Qual é a melhor opção para minha empresa, Lucro Presumido ou Lucro Real? Você provavelmente já se perguntou sobre isso, e também é que queremos analisar até o final desse post, porém, são informações básicas para você escolher entre uma opção ou outra, e até mesmo entender que nem sempre será um questão de escolha, infelizmente.
O primeiro ponto é entendermos que Lucro Presumido ou Lucro Real são opções tributárias (que aqui denominaremos perfis tributários), que nada mais é do que formas de se pagar tributos. E ainda, temos uma terceira opção, que é o Simples Nacional, porém, ele será assunto de posts mais a frente.
Noções Gerais
Em resumo, temos 3 principais opções tributárias: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.
O Simples Nacional é uma opção tributária para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões e não desenvolvam atividade impeditivas para esse perfil, como por exemplo: empresas de consultoria, engenharia, gestão, etc.
Já o Lucro Presumido é uma opção para empresas que faturam até R$ 48 milhões de reais por ano e que não desenvolvam atividade impeditivas para esse perfil, como por exemplo: bancos comerciais, bancos de investimento, arrendamento mercantil, seguradoras, etc.
E, por exclusão, todas as demais empresas que não estão no perfil do Lucro Presumido ou Simples Nacional, são empresas tributadas no Lucro Real, simples assim.
Sendo assim, cabe-nos agora analisar, qual opção é melhor, Lucro Presumido ou Lucro Real, para uma empresa que, por natureza, não possa optar pelo perfil do Simples Nacional.
1. Diferença – Tributação de PIS/Cofins
No Lucro Presumido as empresas pagam essas duas contribuições, PIS de 0,65% e Cofins de 3,00%, sobre o valor da receita bruta (valor total da nota fiscal), não podendo deduzir nenhuma despesa dessa receita, com exceção, das, devoluções de venda,