3 lei de Newton
Transformação de energia térmica em mecânica.
Objetivo
Presenciar o trabalho realizado através da transformação de energia.
Problematização
Fazer o barquinho se mover através da energia térmica.
Materiais
Um frasco de desodorante vazio ou frasco equivalente (embalagem plástica), tubinho de cobre (pode ser aquele tubo de refrigeração da geladeira), Tampa metálica de garrafa, Pedaço de vela.
Desenvolvimento
O primeiro passo é cortar o frasco longitudinalmente e com um prego, por exemplo, fazer dois furos na sua parte traseira (base do frasco ou da embalagem), o próximo passo é dobrar o tubinho de cobre, material de fácil manuseio, e encaixá-lo no frasco com as duas extremidades voltadas para fora. O passo final é colocar uma fonte de calor, no nosso caso um pequeno pedaço de vela, abaixo do cano de cobre. É muito importante não deixar que entre água no barquinho, para isso faça as devidas vedações com, por exemplo, cola de silicone. Feita a montagem experimental é hora de fazer o barquinho funcionar, para isso coloque uma pequena quantidade de água dentro do caninho de cobre e coloque o mesmo sobre a superfície da água que se encontra dentro de uma bacia ou qualquer outro recipiente que caiba o experimento. Acenda a vela e veja o que vai acontecer. Fundamentação teórica.
Para realizar esse deslocamento a energia térmica foi transformada em energia mecânica que faz com que o barquinho se movimente.
Conclusão:
Há varias energias atuando influenciando assim o movimento do barquinho e fazendo-o realizar um trabalho.
Composição de movimentos
Considere um barquinho movendo-se nas águas de um rio. O movimento do barquinho em relação às águas chama-se movimento relativo.
O movimento das águas que arrastam o barquinho em relação às margens é omovimento de arrastamento.
O movimento do barquinho em relação às margens, isto é, em relação à Terra, é omovimento resultante.
A velocidade do barquinho em relação às águas é a