3 Biologia Do Desenvolvimento Animal Comparado
Biologia do Desenvolvimento Animal Comparado
UNIDADE I
PRINCÍPIOS DE BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
APRESENTAÇÃO
Atualmente, a Biologia do Desenvolvimento integra todas as áreas da biologia, tornando-se para o biólogo, uma área importante de trabalho e de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, pois, desempenha um papel crucial no estudo de nossa herança natural. Abrangendo os aspectos moleculares na compreensão dos mecanismos bioquímicos através dos quais proteínas diferentes são produzidas em células diferentes do mesmo genoma, relacionando o genótipo ao fenótipo.
Contribui, ainda, nos estudos evolucionários para entender como mudanças macro evolucionárias ocorreram, interagindo com a biologia do desenvolvimento ecológico, onde mudanças ambientais promovem alterações no desenvolvimento do organismo. Nesta integração, ampliou os estudos para a medicina, fundindo-se com a genética clínica que se tornou importante na explanação das malformações congênitas.
Desta maneira, poderemos compreender os mecanismos e processos que atuam desde o início do desenvolvimento de um organismo que é conhecido como embrião, seja invertebrado ou vertebrado, de ambiente aquático ou terrestre, até se transformar num indivíduo adulto e capaz de se reproduzir para originar uma nova descendência ou geração.
1. INTRODUÇÃO À BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Para os animais, os fungos e as plantas, a forma adulta é alcançada a partir de um embrião. Esse embrião é produto do genótipo decorrente da herança genética e do fenótipo do organismo adulto. Contudo, a maioria dos estudos biológicos aborda a estrutura e função do adulto. Daí, a importância do estudo da biologia do desenvolvimento para entender o início e construção do organismo multicelular.
No campo da biologia, o estudo do desenvolvimento representa uma área em expansão, integrando uma rede de conhecimentos de biologia molecular, fisiologia, biologia celular,