mies van der rohe
Mies van der Rohe foi, após um período inicial de influência arquitetônica neoclássica, um dos principais representantes da arquitetura do vidro e do aço.
Usou cimento e estruturas de aço em suas primeiras casas e galpões industriais, mas o seu ideal estético incluía também o uso de materiais nobres como mármore travertino, ônix ou aço cromado. Sua primeira obra importante foi o pavilhão alemão para a Exposição Internacional de Barcelona, de 1929
O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético, e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a sua criação. O estilo ascético de Van Der Rohe era reafirmado pela expressão que costumava utilizar como justificativa do funcionalismo de seus projetos: less is more , ou "menos é mais".
Foi um arquitecto alemão naturalizado americano, considerado um dos principais nomes da arquitectura do século XX.
Mies passou a adolescência no trabalho do pai, a ajudar em obras de construção civil, adquirindo conhecimento prático enquanto frequentava uma escola técnica profissional. Apesar da pouca instrução formal, Mies já demonstrava um volume considerável de conhecimentos sobre construção civil e desenho, além de uma autodisciplina pouco comum nos jovens da sua idade.
A sua primeira encomenda, em 1907, foi uma residência para o filósofo Alois Riehl, período em que também teve formação como arquitecto. Mies observava atentamente o trabalho dos arquitectos importantes da época, incorporando as soluções e as propostas com as quais se identificava ao seu modo de projectar. Assim o designer adaptou tendências de Hendrik Petrus Berlage, Le Corbusier, Walter Grópius e Behrens.
Mies elabora projetos mais