3.8 Exercícios - plt 73 - sistemas operacionais pg.49
A possibilidade de executar instruções ao mesmo tempo. Vários programas residem na memoria disputando a utilização do processador deixando menos tempo ocioso.
2. Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?
É a função que possibilita que durante o processamento de um sistema o mesmo seja interrompido diversas vezes para carregar outras funções simultaneamente .
3. Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções?
A interrupção ocorre quando algum dos dispositivos solicita ao processador uma nova tarefa, neste caso o processador interrompe o processamento da tarefa anterior para que possa efetuar o processamento de uma nova solicitação para então retornar a execução anterior.
4. O que são eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
Síncronos são os eventos previsíveis, resultados dos programas em execução que ocorrem um por vez. Os assíncronos são eventos não relacionados ao programa que esta sendo executado, são eventos imprevisíveis, e alto volume de eventos assíncronos ocasionam muitas interrupções durante o processamento.
5. Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção?
A execução da instrução do próprio programa, com a divisão de um numero por zero ou a ocorrência de overflow em uma operação aritmética.
6. Qual a vantagem de E/S controlada por interrupção comparada com a técnica de spooling?
Interrupção = Em vez de o sistema periodicamente verificar o estado de uma operação pendente, o próprio controlador interrompia o processador para avisar o termino da operação.
Spooling = Transferência de dados de um disco para um periférico, por exemplo impressora.
7. O que é DMA e qual a vantagem desta técnica?
DMA = É o acesso direto a memoria que permite a comunicação dos dados com a memoria principal e os