2º de Relatorio fisica 2º Ano Fesp
FACULDADE DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO
Relatório
2ª Experiência- 2º Semestre
Linhas Equipotenciais e Linhas de Campo
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de BF3T5I- Física Geral II (Civil) ministrada pelo professor – Engles Anastácio Finotti
São Paulo
Agosto 2013
Relatório
2ª Experiência/ Laboratório–2º Semestre
Experiência: Linhas Equipotenciais e Linhas de Campo
1. Objetivo:
Este trabalho laboratorial tem por objetivo a determinação experimental das equipotenciais sobre a superfície de uma folha de papel milimetrado.
Como fundamento a observação do comportamento das linhas de campo e linhas equipotenciais gerado num campo elétrico. Com auxílio de equipamentos que nos possibilitam fazer as medidas necessárias e o recolhimento de dados para um prévio e mais detalhado estudo do experimento, de onde tiraremos as nossas conclusões e exportaremos os resultados observados.
2. Material Utilizado:
2.1 Variac (0-240 v);
2.2 Cuba de acrílico ou vidro com água;
2.3 2 Eletrodos cilíndricos de cobre;
2.4 Fios de ligação;
2.5 Multímetro;
2.6 Papel Milimetrado;
2.7 Cabos de conexão:
2.7.1 Cabo banana-jacaré;
2.7.2 Cabo banana-banana.
3. Introdução Teórica:
O experimento se fundamenta no estudo do campo elétrico, sendo ele formado por uma carga pontual, por um dipolo elétrico, por uma distribuição continua de cargas, etc. Para isso precisamos entender a definição do que venha a ser um campo elétrico e suas derivações.
Campo Elétrico:O campo elétrico é um campo vetorial, constituído por uma distribuição de vetores, um para cada ponto de uma região em torno de um objeto eletricamente carregado, como um bastão de vidro. O campo elétrico em um ponto nas proximidades de um objeto carregado é definido da seguinte forma: primeiro colocamos no ponto uma carga positiva qₒ, chamada carga de prova. Em seguida medimos a força eletrostática F que age sobre a carga de prova. Finalmente, definimos o