2770 D
Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje tentarei explicar um assunto da Matemática Financeira, o qual deverá interessar aos candidatos ao Fiscal de SP: Sistema de Amortização Constante (SAC).
Trata-se de um sistema de amortização normalmente cobrado em concursos bancários (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil etc), e mais raramente para cargos fiscais.
Sempre me acompanhou o pensamento de que, em se tratando de concursos, deve-se buscar simplificar as coisas. Então, visando exclusivamente a que você acerte a questão da prova, vou tentar criar a explicação mais rápida possível.
Uma operação de Amortização, para quem não a conhece, é algo semelhante a uma compra a prazo. Ou seja, existe um valor inicial que terá que ser pago; só que você está sem dinheiro para comprar à vista, e decide amortizar a quantia em várias parcelas futuras. Amortizar, portanto, significa diluir o valor da compra em diversas prestações.
Pois bem! Existem diferentes Sistemas de Amortização! Traduzindo: existem diferentes formas de se fazer diluir uma determinada quantia inicial em várias prestações.
Uma dessas formas é o chamado S.A.C. – Sistema de Amortização Constante.
Qual é a característica principal deste sistema? É que o valor das prestações irá decrescendo, uma a uma. Ilustrativamente, teremos o seguinte: Total P1 P2 P3 P4 P5
Neste desenho acima, temos um valor Total que será amortizado, ou seja, será diluído, naquelas cinco prestações. Como tal amortização se dará mediante o SAC, percebamos que as prestações têm valores decrescentes, a partir da primeira. Ora, como se trata de prestações de diferente valor, jamais uma questão de SAC poderia perguntar apenas: Indique o valor da prestação! Estaria incompleta a pergunta! O que ele teria que dizer a mais?