27 Helena Gervasio
METÁLICAS
Helena Maria Gervásio
RESUMO
O Desenvolvimento Sustentável é uma questão essencial hoje em dia com implicações em todos os sectores da nossa sociedade. A indústria da construção desempenha um
papel
fundamental
nos
objectivos
do
Desenvolvimento
Sustentável, não só pela sua contribuição para a economia global como também pelos seus impactos significativos tanto em termos ambientais como em termos sociais. O aço é normalmente identificado como um material “amigo do ambiente” devido essencialmente ao seu potencial de reciclagem. No entanto, não são só os benefícios ambientais do aço que contribuem para os objectivos da construção sustentável. As estruturas metálicas apresentam características naturais que se coadunam com os requisitos da construção sustentável e que tornam este tipo de construção imbatível na realização dos mesmos.
Este trabalho é constituído por duas partes. Na 1ª parte a sustentabilidade do aço e das estruturas metálicas é analisada e discutida. Na segunda parte são apresentados dois casos práticos relativos à avaliação da sustentabilidade de estruturas metálicas.
1. INTRODUÇÃO
Actualmente nos países industrializados os recursos naturais disponíveis são consumidos a uma escala insustentável, particularmente no que diz respeito ao recurso a combustíveis fósseis não renováveis. Na União Europeia (UE) metade de todas as matérias-primas retiradas da superfície da terra são utilizadas na construção e mais de ¼ de todos os resíduos sólidos produzidos são provenientes da construção civil (Maydl, 2004).
A Construção Sustentável foi definida pela primeira vez em 1994 por Charles
Kibert, durante a Conferência Internacional sobre Construção Sustentável que teve lugar em Tampa, como “a criação e o planeamento responsável de um ambiente construído saudável com base na optimização dos recursos naturais disponíveis e em princípios ecológicos”. Habitualmente a Sustentabilidade da Construção é
definida