23 08 14
CONFIGURAÇÃO DAS LINHAS DE CAMPOS ELÉTRICAS EM ELETRODO RETO
Reinaldo de Oliveira Rodrigues Junior 201407031376
3127 CCE0479 Física Experimental III - 2014
Professor: Jorge Antunes Mattos
13/09/2014
I – RESUMO Foi realizado, no dia 23/08/14, durante a aula de Física Experimental III, ministrada pelo Professor Jorge Antunes Mattos, no laboratório de Física, da Universidade Estácio de Sá, o experimento de configurações das linhas de campos elétricas em eletrodo reto, utilizando-se matérias de fácil manuseio e observação, onde foi comprovado e observado o processo de identificação das linhas de campo elétricas.
II - INTRODUÇÃO
Na experiência para identificar e descrever as linhas de campo elétrico, utiliza-se do gerador de Van der Graaff, para mostrar com base nas forças atuantes no corpo de prova que mesmo sendo invisível a olho humano o mesmo existe.
III – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO A ação de cargas elétricas ou um sistema delas provoca o que é definido pela física como campo elétrico. As cargas elétricas contidas em um determinado campo elétrica estão suscetíveis as forças de atração e repulsão dentro dele. Também se pode dizer que o conceito de campo elétrico é análogo ao conceito de campo gravitacional, embora não seja possível visualizar um campo elétrico, é possível provar sua existência através de um corpo de prova. Para isso este corpo será colocado em uma região do espaço onde há um campo elétrico, sendo possível que este ficou sujeito a uma força elétrica. A fórmula usada para se calcular à intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q).
A Direção de um campo elétrico para um ponto qualquer é definida como a direção da força sobre uma carga positiva colocada naquele ponto. Já a direção do campo elétrico para uma região pode ser representada graficamente por linhas de força, onde a tangente a esta linha em qualquer ponto