22475371406

1361 palavras 6 páginas
INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA – PARTE II
1. BARRILETE
Chama-se de BARRILETE a tubulação que interliga as duas metades da caixa d’água e de onde partem as colunas de água. Podem ser do tipo ramificado ou do tipo concentrado.

Barrilete ramificado

Barrilete concentrado
Trata-se de uma tubulação ligando as duas seções do reservatório superior, e da qual partem as derivações correspondentes às diversas colunas de alimentação. O barrilete é a solução que adota para se limitarem as ligações ao reservatório. O traçado barrilete depende exclusivamente da localização das colunas de distribuição. Estas por sua vez, devem ser localizadas de comum acordo com a equipe envolvida no projeto global do edifício (arquiteto, engenheiro do cálculo estrutural, etc.).
1.1. Sistema Unificado
Do barrilete ligando as duas seções do reservatório partem diretamente todas as ramificações, correspondendo cada qual a uma coluna de alimentação.
Colocam-se dois registros que permitem isolar uma ou outra seção do reservatório. Cada ramificação para a coluna correspondente tem seu registro próprio. Deste modo, o controle e a manobra de abastecimento, bem como o isolamento das diversas colunas, são feitos num único local da cobertura. Se o número de colunas for muito grande, prolonga-se o barrilete além dos pontos de inserção no reservatório.
1

1.2. Sistema ramificado
Do barrilete saem ramais, os quais por sua vez dão origem a derivações secundárias para as colunas de alimentação. Ainda neste caso, na parte superior da coluna, ou no ramal do barrilete próximo à descida da coluna, coloca-se um registro. Esse sistema usado por razões de economia de tubulação dispensa os pontos de controle por registros. Tecnicamente, não é considerado tão bom quanto o primeiro.

Em um edifício existe o barrilete de distribuição de água e o barrilete de incêndio. A tomada d'água do barrilete de distribuição é alta, resguardando a reserva de incêndio. Mesmo que a água acabe e

Relacionados