Diferença de dados e informações
A temática envolve conceitos básicos como dado, informação, conhecimento e sistema. Abordemos cada um destes conceitos. Segundo OLIVEIRA (1992) dado é:
“Qualquer elemento identificável em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de um determinado fato ou situação. A maior dificuldade para o ser humano está em a partir desses dados, e com o auxílio de metodologias transformá-los em informação”. Informação é muito simples: tudo o que se ouve, lê-se ou fala-se pode-se entender como informação. A partir do conhecimento que a informação propicia é que as organizações podem tomar decisões. A diferenciação entre dado, informação e conhecimento foi abordada por DAVENPORT e PRUSAK (1998) que assim foi definida:
DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO
Simples observação sobre o estado do mundo Dados dotados de relevância e propósito Informação valiosa do homem. Compreende, reflexão, síntese e contexto
Facilmente estruturado Requer análise Difícil estruturação
Facilmente obtido por máquinas Exige consenso sobre o significado Difícil captura em máquinas
Frequentemente quantificado Exige a intervenção humana Frequentemente tácito
Facilmente transferível Difícil transferência O comparativo permite afirmar que dados isolados não representam informações. O conjunto de dados deverá ser fornecido como elemento de entrada para, por exemplo um sistema informatizado e assim gerar a disponibilização de informações. Transformar estas informações em conhecimento é o maior desafio das organizações LAPOLLI (2203) enfatiza que:
“A informação deve ser usada como fator de obter vantagem competitiva e que possibilita as organizações gerarem conhecimento e, com isso, agregam valores a seus produtos e serviços. A informação assume o papel de ser o combustível mais preciosos do século XXI. Sobreviverão aqueles que melhor fizerem uso deste bem que passa a fazer parte do ativo das organizações.” PADOVEZE (2009) define