21 dias
Tratando com Deus e sendo tratado por ele
Nesse primeiro dia do nosso jejum precisamos entender como a oração é importante para o nosso crescimento espiritual. A oração é um meio fundamental por meio do qual nós tratamos com Deus e somos tratados por ele. O conhecimento das escrituras é fundamental, mas o mero conhecimento da Bíblia não significa conhecimento de Deus. Evidentemente nós conhecemos a Deus por meio da sua Palavra, mas esse conhecimento só é impresso em nosso espírito quando temos uma experiência pessoal com o Senhor. O mero conhecimento intelectual é insuficiente. Precisamos conhecer a Deus e a maneira de termos essa experiência é por meio da oração.
É possível conhecermos a Bíblia e mesmo assim não conhecermos a Deus. Em Mateus capítulo 2 os magos chegaram em Jerusalém perguntando aos escribas onde o Messias deveria nascer. Aqueles escribas tinham o conhecimento correto da Bíblia, eles apontaram Belém como o local do nascimento e ainda mencionaram o texto bíblico como prova, no entanto nenhum deles foi a Belém com os magos para ver se realmente o Messias tinha nascido. Conheciam a Bíblia, mas não conheciam a Deus.
Como podemos conhecer a Deus? O salmista apresenta duas maneiras básicas de o conhecermos: conhecendo os seus caminhos e também os seus feitos: “Manifestou os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos, aos filhos de Israel” (Sl. 103.7). O Senhor Jesus mostrou essa mesma verdade quando respondeu aos fariseus dizendo: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt 22:29).
Conhecer as escrituras é o mesmo que conhecer os caminhos de Deus. Caminhos nos fala de princípios. Esses princípios nada mais são que o propósito, a vontade de Deus registrada em sua Palavra. Os feitos são a expressão do poder de Deus. Portanto, o conhecimento que temos de Deus é proporcional ao conhecimento que adquirimos dos princípios revelados na Palavra e de experimentarmos o seu poder em nossa experiência pessoal. Se você não