Artigo Alienação do Trabalhador
____________________________________________________________________________
RESUMO: O artigo elaborado é da disciplina de Sociologia da Universidade Católica de Pelotas, Ministrada pelo Dr. Jairo Dias Nogueira e propõe uma reflexão crítica perante a alienação do trabalhador.
PALAVRAS-CHAVE: Alienação, Trabalhador, Trabalho. .______________________________________________________________
1- INTRODUÇÃO No artigo proposto iremos explorar o conceito do trabalho alienado, que consiste em um dos manuscritos do livro de Karl Marx, Manuscritos Econômicos Filosóficos (1884) e esta em tese em: Elementos para a crítica econômica política (1857).
“A desvalorização do homem aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.” Karl Marx
O conceito faz-nos refletir sobre a “distância que o trabalhador está, na sociedade capitalista, diante daquilo que ele mesmo produz”.
O trabalhador é apenas um singelo vendedor da sua força de trabalho, não apresentando as forças de consumo, podendo assim ser chamado de proletariado.
A distância acontece devido ao desenvolvimento de uma atividade mínima, especializada e repetitiva, onde por vezes ele não conhece o produto final que é o resultado de todas as suas pequenas tarefas.
Ressaltando que na maioria das vezes a remuneração dada para este trabalhador não o é suficiente para que ele possa ter acesso àquilo que produziu.
_________________________________________________________
¹ Aluna do 4º Semestre de Administração na Universidade Católica de Pelotas - UCPel
² Aluna do 4° Semestre de Administração da Universidade Católica de Pelotas - UCPel “A alienação do trabalhador em seu objeto é expressa da maneira seguinte, nas leis da Economia Política: quanto mais o trabalhador produz, tanto menos tem