204268100191

5370 palavras 22 páginas
GESTÃO, COMUNIDADE E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Otávio Henrique da Silva Sousa 1 Carla Mirella Mastrobuono (orient.) 2
RESUMO: Organizar o trabalho pedagógico na escola pública não é uma tarefa fácil, é algo abrangente, requer uma formação de boa qualidade, além de exigir do gestor a organização de um trabalho coletivo que busque incessantemente a autonomia, liberdade, emancipação e a participação na construção do projeto político pedagógico consciente e crítico. Numa gestão democrática, o gestor precisa saber como trabalhar conflitos e desencontros no seu cotidiano, deve ter competência e compromisso para buscar novas alternativas e que as mesmas atendam aos interesses da comunidade escolar.
PALAVRAS-CHAVE: ; democracia; gestão democrática da escola; projeto político pedagógico. INTRODUÇÃO
Pretende-se com este artigo científico discutir a gestão escolar, sua relação com a comunidade e seu projeto político pedagógico.
A educação é o objetivo da escola, sendo o instrumento primordial que viabiliza a prática da gestão democrática e pode permitir a participação dos seus integrantes, pois seu papel é refletir a filosofia, o pensamento, o comportamento e as relações humanas que todos nós necessitamos para viver numa sociedade. Dessa forma, estaremos aptos a construir uma visão sólida e crítica da realidade educativa e da realidade que nos cerca. 1 Funcionário Público da Rede de Ensino Estadual e Municipal de São Paulo, pós-graduado em Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. 2 Psicóloga clinica e escolar, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. 2
A organização do trabalho pedagógico é uma tarefa educacional

Relacionados