Administração de sistemas
MAIARA FRANCIELLE CRUZ/MARIÉLE ZANATA PEREIRA
As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa, entre uma empresa e seus parceiros comerciais e outros tipos de rede se tornaram a principal infraestrutura de informática de muitas organizações. Essas redes de telecomunicações permitem a gerentes, usuários finais, equipes e grupos de trabalho trocar eletronicamente dados e informações em qualquer parte do mundo com outros usuários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
Telecomunicações é toda forma de troca de informações (voz, dados, texto e imagens) por meio de redes baseadas em computadores. Elas estão agrupadas em três categorias principais:
Colaboração Empresarial – utilizam redes de telecomunicações para apoiar comunicação, coordenação e colaboração entre membros de equipes e grupos de trabalho das empresas.
Comércio Eletrônico – as aplicações apoiam a compra e venda de produtos, serviços e informações pela Internet e outras redes de computadores.
Empresariais Internas – as aplicações de telecomunicações dependem do apoio de várias redes de computadores para as operações da empresa.
As telecomunicações, principalmente nas aplicações comerciais baseadas nas telecomunicações, ajuda uma empresa a superar barreiras ao sucesso dos negócios. Quatro possibilidades estratégicas das telecomunicações e de outras tecnologias da informação incluem:
Superar: barreiras geográficas, barreiras de tempo, barreiras de custo e barreiras estruturais.
A tendência rumo a mais fornecedores, serviços, tecnologias de Internet e sistemas abertos, e o rápido crescimento da Internet e intranets e extranets , aumenta radicalmente o número viável de aplicações de telecomunicações.
As redes de telecomunicações estão desempenhando um papel vital e generalizado no comércio eletrônico, colaboração empresarial e aplicações empresariais