2022
JULIO BENTIVOGLIO1
Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este artigo analisa a história conceitual de Reinhart Koselleck ao indicar seus principais postulados e revela como o estudo dos conceitos remete a uma verdadeira teoria da história baseada no recurso à hermenêutica, na problematização da historicidade e na reflexão sobre a experiência humana.
Palavras-chave: Teoria da história; História Conceitual; Reinhart Koselleck.
Abstract: This article reviews the conceptual history of Reinhart Koselleck to indicate their main assumptions and reveals how the study of the concepts sends a true theory of history based on the use of hermeneutics, questioning the historicity and reflection about the human experience.
Keywords: Theory of History; Conceptual History; Reinhart Koselleck.
1 retendo esboçar em breves apontamentos a contribuição de Reinhart
Koselleck (1923-2006) para a superação da tradicional História das
Idéias, um campo de estudos que remonta ao século XVIII, apresentando alguns postulados fundamentais de suas reflexões em torno da
Begriffsgeschichte ou História Conceitual. Pode-se dizer que atualmente as pesquisas relacionadas à História das Ideias se dividem, sobretudo, em duas abordagens fundamentais: a collingwoodiana da Escola de Cambrigde e a koselleckiana da Escola de Bielefeld. Enquanto no apogeu da modernidade a filosofia da história iluminista fazia profissão de fé no binômio razão-progresso, de modo que as idéias se tornaram um objeto privilegiado de acesso à
P
Artigo submetido à avaliação em fevereiro de 2010 e aprovado para publicação em março de 2010.
1*
Dimensões, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120
115
História, no século XX elas foram problematizadas por meio do debate entre
Robin Collingwood (1889-1943) e Arthur Lovejoy (1873-1962). O cerne da discussão residia no problema da invariabilidade das ideias defendido na história intelectual deste último.
Partindo da premissa de