2015 plano de mkt 1
Gestão de Marketing
Plano de Marketing
Estratégias de Marketing Competitivo
O Conceito de estratégia nasceu da guerra, em que a realização de objetivos significa superar um concorrente, que fica impedido de realizar os seus.
A finalidade da estratégia é a vitória. (Aristóteles).
Fora do contexto militar, a palavra estratégia é de uso corrente e indica uma forma de enfrentar um problema ou uma forma de realizar objetivos.
(Maximiano, Antonio cesar A. – Introdução à Administração- São Paulo – Ed. Atlas -2008)
Quando desenvolvemos as análises de segmentação de mercado, e selecionamos alguns segmentos viáveis para a empresa, estamos verificando em que campos a empresa vai atuar. Mas, nessa arena, possivelmente já existam outras empresas atuando, mesmo que não enfoquem aquele segmento específico.
Assim, é necessário que caracterizemos um posicionamento dentro destes segmentos selecionados, frente às empresas que já atuam nele. Para tanto, devemos diferenciar-nos destes, de maneira a estabelecer este Posicionamento Competitivo.
(Bulgacov, Sergio – Manual de Gestão Empresarial –São Paulo – Ed Atlas, 2006.)
Forças Competitivas
Michael Porter identificou cinco forças competitivas que determinam a atratividade intrínseca, no longo prazo, de um processo ou segmento de mercado: concorrentes do setor, novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores.
As ameaças que essas forças representam são:
1 - Ameaça de rivalidade intensa no segmento um segmento não é atraente se já possui concorrentes poderosos, agressivos ou numerosos. É ainda menos atraente se for estável ou estiver em declínio, se os custos fixos forem altos, se as barreiras de saída forem grandes ou se os concorrentes possuírem forte interesse em permanecer nele. Essas condições levarão a frequentes guerras de preço, batalha no campo da propaganda e lançamento de novos produtos – o que tornará a competição onerosa.
2 – Ameaça de novos concorrentes a