2015 1 Educa O B Sica Comparada Roteiro Da Atividade
“Quanto mais viajamos, no planeta ou nos livros, na internet ou na sociedade em torno de nós, mais se abre nosso espírito”. LÉVY, Pierre. A conexão planetária. SP: Editora 34, 2001. p. 48.
CONTEXTUALIZAÇÃO: o fato
O Brasil participa do PISA desde sua primeira edição no ano 2000. O PISA (Programme for International Student Assessment) é uma avaliação aplicada a alunos na faixa etária de 15 anos, com o objetivo de mensurar o nível de aprendizagem dos estudantes que concluíram a etapa da escolaridade básica, equivalente ao nosso Ensino Fundamental. Participam dessa avaliação todos os países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e alguns outros países que se submetem à avaliação de forma voluntária, entre os quais se inclui o Brasil. O exame é aplicado de três em três anos, priorizando, alternadamente, uma das seguintes áreas de conhecimento: Ciências, Matemática e Leitura/Linguagem. Nas cinco avaliações já realizadas, alguns países figuram entre as primeiras posições (Finlândia, Coreia do Sul e recentemente a China), enquanto que o Brasil permanece nos últimos lugares em todas as áreas avaliadas, indicando uma persistente precariedade de nosso Ensino Fundamental. (Vide o desempenho do Brasil e dos outros países no PISA, no Tópico 2 da disciplina).
QUESTÕES PARA PESQUISA E ANÁLISE: o desafio a) Que fatores levam alguns países a obterem consecutivamente um elevado desempenho no PISA? b) Que hipóteses explicam o contínuo baixo desempenho do Brasil no PISA?
OBJETIVO DA ATIVIDADE: Realizar estudo comparativo entre a estrutura da Educação Básica no Brasil e em países com elevado desempenho no PISA, visando descobrir caminhos para superar as fragilidades da nossa escola.
ROTEIRO DA ATIVIDADE
1 Atividade em aula: 07/04/2015 (haverá ipads disponíveis para todos): 1.1 Organizar-se em grupos de três alunos. Escolher um país no item