20 Definições do homem
1. A bíblia
Segundo a bíblia, o ser humano é uma espécie de semideus, isto posto porque “todos pecaram e todos ficaram privados da glória de Deus”. Entretanto, com a possibilidade de remissão com Deus através do sangue de seu filho (Jesus).
2. Homero
Este quis dizer que o homem nasce, cresce, se reproduz e morre, dentro de um processo biológico, porém marcando o seu próprio tempo por meio de suas ideias, projetos, inteligência, atitudes e etc. Passando estas informações para suas futuras gerações.
3. Aristóteles
O home é um ser animal, porém dotado de inteligência/razão.
4. Agostinho
Segundo Santo Agostinho, o homem é um ser ignorante e por isso se torna inquieto diante do mundo que lhe apresenta. Só terá a plenitude do conhecimento quando ele conhecer a verdade através de Deus.
5. Giordano Bruno
A pessoa marca seu próprio tempo em coletividade e por isso será lembrada por várias e várias outras gerações. A eternidade, portanto, ultrapassa seu próprio tempo, pois a sua memória será eternizada.
6. Blaise Pascal
O ser humano apesar de ser frágil biologicamente, se apresenta robusto interiormente, porque ele transcende a si próprio, por meio de seu pensamento que o dignifica.
7. Hobbes
O homem nas suas relações intersubjetivas, vê o outro homem como um adversário, assim, tenta dominá-lo ou aniquilá-lo de alguma forma.
8. Lamettrie
É uma definição que afirma que o corpo humano desenvolve um sistema mecânico corporal involuntário e um mecânico alma despojado de autonomia, sendo assim, rompendo com a ideia de que a vida a ser vivida não advém de uma programação divina.
9. Rousseau
A natureza humana é boa, mas a sociedade a corrompe, devida a sua capacidade de adaptação.
10. Goethe
O autor propõe a ideia de que é na inconsciência que se encontra o mais puro conhecimento e verdade, encontrando a sua raiz, por isso o homem tem de se esforçar para buscar permanecer não muito