Seminário evangélico
1º SEMINÁRIO AD MÉIER: O DISCÍPULO DE CRISTO Pr Luiz Carlos Serqueira Da Rocha
O PECADO E A EXPIAÇÃO
INTRODUÇÃO: Está escrito que DEUS, ao completar a obra da criação, declarou que tudo era “muito bom”. Ao observar nosso mundo, mesmo que ligeiramente, chegamos à certeza de que muitas coisas que agora existem não são boas - o mal, a impiedade, a opressão, a luta, a guerra, a morte e o sofrimento. Naturalmente, surge a pergunta: Como o mal entrou no mundo? A Bíblia oferece a resposta de DEUS, além de nos informar o que o pecado realmente é; melhor ainda, apresenta-nos o remédio para o pecado.
CONHECENDO O PECADO: Para realmente nos conscientizarmos sobre o pecado, faz-se necessário sabermos o que é pecado e suas mais diversas formas. Segue abaixo as principais definições de pecado, desde a definição de dicionário, até as definições bíblicas para o mesmo com suas referências.
PECADO: sm. 1 Transgressão de preceito religioso. 2 Falta, culpa (Minidicionário Aurélio)
PECADO: Conversa vã (Pv 10:19); Desprezo por outros (Pv 14:21); Pensamentos insensatos (Pv 24:09); Incredulidade (Rm 14:23); Descuido das oportunidades (Tg 04:17); Transgressão da Lei (1Jo 03:04); Toda injustiça (1Jo 05:17).
COMO SURGIU O PECADO: Bem, agora que conhecemos o pecado em suas mais variadas formas e definições, precisamos saber acuradamente, como ele surgiu na história do homem. É fato que a primeira demonstração de pecado surgiu nos céus, com um anjo que um dia intentou ser maior do que O PRÓPRIO CRIADOR. (Ez. 28:12-19). Mas e o homem, como a raça humana aderiu ao pecado? A PALAVRA DE DEUS, nos mostra que tudo começou no Jardim do Éden, quando a serpente enganou a mulher, que então desobedece a uma ordem direta e expressa do PRÓPRIO DEUS.(Gn. 03:01-06). A partir deste momento, todos nós seres humanos adquirimos em nossos genes de formação o gen do pecado. Por isto a Bíblia nos adverti que todos nós somos e estamos em pecado senão atentarmos para uma tão grande