2
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.[1]
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
3. OBJETIVOS
Separar os componentes de misturas heterogêneas.
4. Parte Experimental
4.1 Materiais e Reagentes:
MATERIAIS
REAGENTES
Gral ( ou amofariz) com pistilo
Giz: (CaCO3)
Béquer de 50 e 100 mL
Enxofre+Sulfeto de cobre
(S+SO4)
Proveta de 50 ou 100 mL
Óleo de cozinha
Suporte Universal/ argola e mufa
Funil/ papel filtro
Bastão de vidro
Funil de Buchner/kitassato
Tubos de centrífuga
Bico de Bunsen
Tripé/ Tela de amianto
Ampola de decantação
4.2 Procedimento Experimental
Antes de começar o procedimento foi necessário que os integrantes do grupo montassem o papel de filtro para o desenvolvimento da filtração simples. Em seguida foi necessário transferir uma pequena quantidade de giz, previamente pulverizado em gral, para um béquer já com 30 mL de água destilada, medidos no próprio béquer. Agitar a mistura com o auxílio de