2 O CONTEXTO EMPRESARIAL
2.1 Conceito das funções administrativas.
No contexto empresarial podemos destacar a importância das funções básicas que envolvem a atividade das empresas trazendo sustentabilidade da criação à prática da mesma no mercado de trabalho.
Para Mônica (2010, p. 151-152)
As 4 funções básicas da administração são: Planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras. O planejamento deve se fundamentar nos objetivos defino pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.
Organização envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. E a forma de visualizar essas informações é através do cronograma, que é a representação gráfica de uma organização.
Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.
Controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejamento com o que está sendo realizado. Nas instituições o planejamento, a direção, a organização e o controle, descrito na citação acima com muita exatidão revela-nos a importância destes fatores para o administrador, pois para que haja uma empresa com eficiência e eficácia, objetivos alcançados com sucesso eles tem que estar presentes e ativos.
2.2. Teórico que desenvolveu
As funções foram