Beneficios Do Estudo De M Todo Vers O 3
O estudo de método de trabalho é a parte da administração cientifica que mais contribui para o processo de trabalho, com uma abordagem mais sistemática. Esta abordagem deve seguir exatamente os passos abaixo:
1. Seleção do processo a ser estudado: em uma organização existem vários processos que podem ser submetidos ao estudo, é importante escolher os processos que demonstraram mais resultados após a realização do estudo, ou seja, é inviável o estudo de processos que sejam utilizados ocasionalmente ou de forma descontinuada, por outro lado é ideal o estudo de processos que demonstram a presença de gargalos, atrasos ou problemas na operação como um todo.
2. Registrar o método atual: há diversas maneiras de registrar um método de trabalho, por exemplo: registrar a frequência de atividades, registrar o inter-relacionamento temporal das atividades ou registrar a trajetória de movimentos de alguma parte do trabalho, sendo a mais comum o fluxograma de processo. A razão para registrar um processo que sofrerá mudança é em função de compreendê-lo melhor e somente depois sugerir mudanças.
3. Examinar os fatos: esta etapa é primordial pra o estudo do método, pois é nela que o processo é analisado de inteiro e criticamente. Esta etapa pode parecer tediosa, porém é fundamental para o estudo de método – cada coisa precisa ser criticamente examinada.
4. Desenvolver um novo método: a análise crítica trouxe propostas de melhorias, este estágio pretende adotar estas ideias na tentativa de eliminar partes do processo, combinar elementos, mudar a sequencia de eventos que melhore a eficiência do processo e simplificar a atividade para reduzir o conteúdo de trabalho.
5 e 6. Instalar e manter o novo método: nesta etapa é visado a implementação do novo método de trabalho e sua manutenção. Também é necessário o monitoramento regular da eficiência do novo método depois de instalado, e se notado melhora pode ser usado como uma oportunidade