2 Trabalho
Tropismo È a capacidade das plantas e algumas espécies de fungos se movimentarem em resposta à estímulos ambientais, tais como: luz (Fototropismo), gravidade (Gravitropismo/Geotropismo), mecânico (Tigmotropismo), água (Hidrotropismo) e substâncias químicas (Quimiotropismo).
Fototropismo È a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas,com destaque para ogirassol; em resposta a estímulos luminosos que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva),e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular à direcção desta (fototaxia transversal).
Geotropismo é um tipo de tropismo que ocorre quando uma planta é colocada horizontalmente, as zonas do caulee da raiz voltadas para baixo recebem maior quantidade de auxinas do que as zonas superiores.
Tigmotropismo É um tipo de tropismo comum, em que a planta ao entrar em contato com o objeto sólido, cresce ao redor dele. A resposta pode ser rápida, uma gavinha pode enrolar em torno de um suporte por uma ou mais vezes e assim as células que entram em contato encurtam ligeiramente e aquelas do outro lado se alongam.
Quimiotropismo é a tendência que as raízes dos vegetais têm de crescer em direção a uma fonte de estímulo químico, que poder ser a água ou minerais. O tubo polínico, também, por um estímulo químico cresce em direção ao óvulo.
Hidrotropismo
Raizes de algumas árvores que crescem desproporcionalmente em solos secos e vão em busca de água, entrando em tubulações de esgoto ou de drenagem das residencias.
Exemplo para nós do RS. Ficus elastica