2) Por que a aparência gráfica não é garantia de escrita, a menos que se conheçam as condições de produção?
1- Que4m são os alunos da EJA?
Resposta: Os alunos da EJA são pessoas que por questões profissionais, econômica, social entre outros, não concluíram sua trajetória escolar na idade certa.
2- O que é alfabetismo funcional?
Resposta: Alfabetismo funcional é a pessoa que domina a leitura e a escrita e até mesmo faz compreensão, mas não consegue, por exemplo, enviar um e-mail, fazer uma carta, tem a dificuldade de fazer uso com o dia- a- dia.
3- Quais conhecimentos experiências e fazeres devem compor nossa ação pedagógica com a EJA?
Resposta: Os conhecimentos e experiências devem estar relacionados com o conhecimento prévio deste aluno, para que ele estabeleça relações entre o conhecimento que possui e o que passa a ser adquirido.
4- O que é repertório cultural?
Resposta: Repertório cultural é todo conhecimento e experiências vividas.
5- Aponte diferenças essenciais entre o trabalho com crianças e o trabalho com adulto.
Resposta: O trabalho com criança é o ponto de partida, onde ele viverá situações novas, no caso do adulto ele já vem com uma bagagem de experiências que deve ser levadas em consideração.
6- Relacione a “Vida Maria” com o texto lido.
Resposta: O texto caracteriza o perfil do aluno da EJA mostrando diversas situações que cercam esse aluno, desde o migrante que chega à grandes metrópoles proveniente de áreas rurais empobrecidas, muitos são filhos de analfabetos em crescente número de jovens que representam o fracasso escolar, muitos por ter que trabalhar não conseguiram conciliar o horário da escola com o trabalho, e as mulheres além do trabalho fora, cuidar da casa, do filho e do marido que muitas vezes à impede de ir a escola, tirando o direito de estudar. O vídeo inicia com Maria José, uma menina que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece, essa cena se repete por inúmeras vezes com suas filhas e filhas de suas filhas, retratando a vida de muitas