2 Inv Biol 1
Biológicas
Invasões Bioló
Biológicas
São processos que podemos observar de forma crescente em Portugal, e que ocorrem em todo o
Mundo em proporções absolutamente alarmantes.
Em causa está a biodiversidade global.
Invasões Bioló
Biológicas
As espécies invasoras são, frequentemente, tão familiares que as tomamos muitas vezes por espécies nativas. Outras vezes, a sua beleza leva-nos a gostar delas. No entanto, de uma forma silenciosa, estão a invadir os nossos ecossistemas e a expulsar as espécies que os caracterizam.
É preciso controlar a sua dispersão!
Acácia-de-espigas
Chorão-das-praias
Invasão Bioló
Biológica - Definiç
Definição
Aumento não controlado do número de indivíduos de uma espécie, atingindo localmente densidades muito elevadas e afectando negativamente o ecossistema nativo. Espé
Espécie Exó
Exótica
(o mesmo que introduzida, aló alóctone) Espécie que se fixa para além da sua área de distribuição natural, depois de ser transportada e introduzida intencional ou acidentalmente pelo
Homem.
A sua área de distribuição natural muitas vezes não corresponde a fronteiras administrativas ou políticas.
Espé
Espécie Invasora
Espécie que se expande naturalmente, sem a intervenção directa do Homem, em habitats naturais ou semi-naturais, produzindo alterações significativas ao nível da composição, estrutura ou processos dos ecossistemas. Muito frequentemente são espécies exóticas.
Espé
Espécie Nativa
(indí
(indígena, espontânea, autó autóctone) Planta que é natural, própria da região em que vive, ou seja, que cresce dentro dos seus limites naturais incluindo a sua área potencial de dispersão. Esta região não deve ser confundida com fronteiras políticas ou administrativas.
Espé
Espécie Naturalizada
(subespontânea)
subespontânea)
Espécie deslocada, acidental ou propositadamente, de uma região para outra, onde não existia, e que aí se adapta, multiplica e propaga sem intervenção directa do Homem.
Espé
Espécie Infestante
Espécie que não é