2 GLOBALIZA O
Conceituação
Processo
de integração mundial nos setores de comunicações, economia, finanças e negócios, afetando indivíduos, empresas e nações, pela alteração dos fundamentos sobre os quais se organizou a economia mundial nos últimos 50 anos.
2
Megatendências
1.
3
Telemática
Avanços tecnológicos na área das comunicações, que permitiu o processamento das informações a velocidades sem precedentes.
Efeitos:
Diminuição do tempo de maturação das negociações; Ampliação das possibilidades de planejamento, coordenação e controle de operações internacionais; Maior agilidade na tomada de decisões.
Megatendências
2.
4
Finanças
Segmento que atingiu o maior nível de integração mundial;
Movimentação de capitais entre países e mercados, tornando as economias nacionais vulneráveis aos movimentos financeiros internacionais.
Megatendências
3.
Economia
Tendências:
Formação de blocos econômicos regionais;
Queda das barreiras alfandegárias
5
Conseqüências:
Aumento do comércio internacional;
Especialização;
Racionalização de operações e redução de pessoal. Economia Brasileira
6
Modelo de substituição de importações: diminuição gradual da importação de manufaturados, através da elevação de tarifas aduaneiras que, ao encarecer as importações, estimulavam a produção local.
Déficit cambial crônico;
Regulamentações não tarifárias às importações (Proteção: de 1930 a 1970).
Economia Brasileira
7
Década de 70: ampliação e consolidação do parque industrial, impulsionado pelo grande afluxo de empréstimos internacionais (“milagre brasileiro” – 10%
a.a.).
Anos 80 (crise): choques do petróleo (74/81), aumento das taxas de juros internacionais e déficit na balança de pagamentos. Incentivo às exportações: produtos semi-elaborados e manufaturados (mudança na cultura empresarial – busca por produtividade e qualidade).
Década de 90: abertura econômica, ainda em um contexto inflacionário (Collor).
1994: Plano Real