Globaliza O 2
A Globalização é um dos processos de aprofundamentos da integração económica, social, cultural, politica que teria sido impulsionada pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo, no final do século XX e início do século XXI. É um fenómeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interligam o mundo, levando em consideração a aspectos económicos, sociais, culturais e políticos.
Com isso, gerando uma fase da expansão capitalista onde é possível realizar transações financeira, expandir seus negócios até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
A globalização caracteriza-se por um processo de integração global que induz ao crescimento da interdependência entre as nações, objetivando um claro entendimento quanto aos princípios deste processo.
Comunicação
A globalização das comunicações tem sua face mais visíveis na internet, a rede mundial de computadores possível, graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isso permitiu um fluxo de trocas de ideias e informações sem critérios na historia da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística.
Outra características da globalização das comunicações é o aumento das universalização do acesso a meios de comunicação graças, ao barateamentos dos aparelhos principalmente os