Advento Da Globaliza O 2
É importante destacar que a globalização assume vários conceitos, mas a definição comum é de que o processo não é apenas econômico, mas também cultural, informacional, político e geográfico.
Globalização econômica: a internacionalização da economia é feita através da abertura das economias nacionais, principalmente, através das multinacionais, as quais dividem a produção entre diversos países e a comercializa em todo o globo.
Globalização cultural: os defensores da globalização acreditam que ela contribui para uma “troca” das diversidades culturais, enquanto que os críticos defendem que o processo causa um “crash of cultures” (choque de culturas) tornando-se prejudicial.
Globalização informacional: a evolução dos meios de comunicação são marcantes na globalização informacional; eles possibilitam maior rapidez na troca de informações e, é disso que o mercado do capital precisa.
Globalização política: no processo de globalização, o Estado perde seu monopólio e divide suas funções com Organizações Não Governamentais e instituições internacionais. Contudo, ainda permanece a cargo do Estado decisões que afetam o futuro de todo o globo.
Globalização geográfica: a globalização é um processo espacialmente seletivo, pois não ocorre da mesma maneira em todos os lugares do planeta, ou seja, ela não inclui toda a população mundial no acesso e uso das conquistas e avanços tecnológicos, sociais e econômicos.
Portanto, depreende-se que uma das principais características desse processo de globalização é a sua multiplicidade, uma vez que os Estados nacionais