A dit (divisão internacional do trabalho) entre os séculos xvi e xxi.
Esta presente pesquisa tem como finalidade tratar sobre a DIT (Divisão Internacional do Trabalho) entre os séculos XVI á XXI que é a função dos países no mundo. E também os demais assuntos como, a origem da divisão internacional do trabalho, primeira divisão internacional do trabalho, segunda divisão internacional do trabalho, terceira divisão internacional do trabalho, século XVI: A divisão internacional do trabalho clássica atualidade, globalização, e a DIT atual.
A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) entre os séculos XVI e XXI.
A Divisão Internacional do Trabalho consiste na especialização produtiva dos países e das regiões na intensificação das trocas. Esta especialização das funções econômicas é um reflexo da solidificação da globalização[->0]. Também é uma divisão de produção no cenário mundial entre os países desenvolvidos e emergentes. Os primeiros exportam tecnologia, empresas e empréstimos enquanto outros que são emergentes exportam produtos industrializados e matéria-prima.
Os países e a economia mundial
A divisão de atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo recebe o nome de Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Há países que são exportadores de matéria-prima e de mão-de-obra barata. Caracterizados por uma industrialização tardia, eles têm, quase sempre, economias frágeis e sofrem grande número de crises econômicas. E há países de economia mais forte, industrializados, cujas crises econômicas ocorrem de maneira esporádica.
Os países de economia frágil necessitam receber investimentos dos países mais ricos. Então, para atrair esses investimentos e melhorar suas economias fragilizadas, oferecem amplas isenções de impostos, leis ambientais frágeis, entre outras facilidades.
Ao longo do tempo, diferentes combinações das atividades produtivas entre os países implicaram em diversas formas de Divisão Internacional do Trabalho. A DIT expressa, portanto, essas diferentes fases da evolução histórica do