O que foi o liberalismo no capitalismo industrial?
O capitalismo comercial corresponde as Grandes Navegações (XV – XVI). Quando os paises do continente americano (Portugal – França – Inglaterra – Espanha) obtiveram grandes conquista territoriais no Novo Mundo e fizeram dos territórios recém-conquistados suas colônias, isto se chama de Potências européias.
Depois houve o Pacto colonial (entre colônia e a metrópole), ou seja, a colônia só podia comprar e vender para a metrópole, a colônia não podia ter indústrias... Com tudo isso a metrópole impedia o desenvolvimento da colônia. A participação do Brasil na colônia era que o Brasil produzia açúcar destinado somente ao mercado externo, conforme os interesses de Portugal, e dedicando-se somente a produção de açúcar, o Brasil era obrigado a importar as outras mercadorias da metrópole, uma vez que não produzia nada para o mercado interno. A forma de economia do capitalismo comercial era:
Metalismo e Mercantilismo Metalismo->
É a prática mercantilista de juntar o máximo de metais precioso, os quais representavam à riqueza do país.
O principal país metalista do séc. XVII é a Espanha.
Mercantilismo->
O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas, ou seja, é o acúmulo de metais preciosos: um dos objetivos do mercantilismo. Podemos caracterizar o capitalismo comercial da seguinte forma: O capitalismo comercial se baseava no comercio como sua principal fonte de renda. No mercantilismo há quatro princípios importantes:
- Comércio controla produção;
- Comércio gera mais lucro que a produção;
- As exportações devem ser maiores que as importações;
- O país deve acumular ouro e prata (princípio metalista).
Podemos identificar as seguintes características capitalistas:
A busca dos lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.