Modernidade e Globalização
1) Pesquisa os conceitos: Modernidade e Globalização
Modernidade:
Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Modernidade é: Qualidade de moderno, que segundo ele é: Dos tempos atuais ou mais próximos de nós; Atual, presente, hodierno; O que está na moda. A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo relacionada ao projeto empreendido a partir da transição teórica operada por Descartes, com a ruptura com a tradição herdada - o pensamento medieval dominado pela Escolástica - e o estabelecimento da autonomia da razão, o que teve enormes repercussões sobre a filosofia, a cultura e as sociedades ocidentais.
Na modernidade, as doenças são justificadas por causas biológicas e não mais religiosas, Deus nada tem haver com as mazelas humanas, mas sim a ignorância e o desconhecimento dos mecanismos científicos diversos.
Globalização: Segundo o dicionário Aurélio da Língua, Globalização é: 1.Ato ou efeito de globalizar; 2. Processo típico da segunda metade do séc. XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, esp. no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações.
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre