2 Atividade de bases fisiologicas
Bases Fisiológicas do Movimento Humano
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Bases Fisiológicas do Movimento humano como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor RAPHAEL SICURO LEITE.
(feira de Santana - Bahia)
3º Ano / 5º cemestre
1)Qual a demanda de oxigênio durante o exercício? Por quê?
O consumo de oxigênio durante uma atividade ou exercício físico é considerado hoje como o principal determinante da capacidade de trabalho aeróbio.
Diversos fatores influenciam diretamente na capacidade de trabalho aeróbio, mas nenhum tem tanto comprometimento fisiológico como o VO2 máximo
2)O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica?
Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.
Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.
3)Qual o comportamento das pressões arteriais sistólica e diastólica durante o exercício? NO repouso, o tempo para a diástole é maior é maior do que o tempo da sístole. Já durante o exercício, quanto maior a intensidade, menor o tempo da sístole e da diástole. Por exemplo: O aumento do débito cardíaco (DC) ocorre pelo aumento da frequência cardíaca (FC) e também pelo aumento do volume sistólico ou de ejeção (quantidade de sangue bombeada por batimento), dando conta de que o coração está batendo mais vezes e