2 AN LISE ESTRAT GICA
O desenvolvimento deste PI trata-se de experiência realizada no Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, no município do Ariquemes. O Projeto descreve os aspectos relacionados ao processo de aquisição de medicamentos e à operacionalização das normas recomendadas no compêndio do Ministério da Saúde denominado “Cartilha de Boas Práticas para Estocagem de Medicamentos. A coleta de dados para subsidiar o PI foi realizada à partir de documentos produzidos com base em pesquisa bibliográfica especifica e na própria Cartilha de Boas Práticas para Estocagem de Medicamentos . Os principais passos para elaboração deste trabalho serão:
1) Visitas ao Almoxarifado, procurando identificar elementos para o desenvolvimento desta atividade;
2) Entrevistas com atores envolvidos diretamente com a atividade;
3) Aplicação de questionários e coleta de sugestões;
4) Implantação do Projeto de Intervenção;
5) Análise dos resultados.
2.1 Análise Situacional do Projeto de Intervenção
A Política Nacional de Medicamentos foi um avanço, tendo como propósitos a garantia da qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos, bem como a promoção do uso racional e acesso àqueles essenciais (Brasil, 2001a). O ciclo da Assistência Farmacêutica (AF) envolve a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação do medicamento. Seu objetivo é apoiar as ações de saúde promovendo o acesso da população aos medicamentos e seu uso racional (Brasil, 2004).
Pensando num projeto em que vamos analisar o processo de aquisição de medicamentos em nosso município, achamos na bibliografia, a seguinte colocação: “Os medicamentos destacam-se como responsáveis por grande parte do gasto em saúde” (Melo, Ribeiro e Storpirtis, 2006). “Apesar da inegável importância dos medicamentos no cuidado em saúde, ainda assim são bastante visados nos cortes governamentais” (Secoli et al., 2005). “Pela escassez de recursos no setor público, há uma pressão para conseguir mais