1929 - O ano da quebra da bolsa de new york
Na década de 20 Manhattan era considerada a capital mundial, a cidade que nunca dorme. A ascensão dos Estados Unidos como potencia global começou com sua participação na 1° guerra mundial de onde emergiram como a nação mais prospera da Terra, em uma posição de neutralidade o Estados Unidos lucrava muito com a venda de armas, munição e alimentos, apesar da posição neutra na guerra, o Estados Unidos resolveu participar de forma direta após descobrir que a Alemanha ofereceu parte de seu território para o México caso fosse a vitoriosa.
O Estados Unidos mandou mais de 2 milhões de recrutas em dois meses para ajudar os aliados, e pela primeira vez em quatro anos de uma batalha acirrada os soldados alemãs bateram em retirada, em 11 de novembro de 1918 deu-se fim a grande guerra, o então presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson viajou para França onde foi saldado como um anjo da vingança, a investida americana de ultima hora ajudou os aliados a vencer a guerra e salvou a vida de muitos franceses.
Após a Primeira Guerra Mundial, os países da Europa estavam em ruínas, enquanto que os Estados Unidos tinham grande prosperidade, por causa da produção e exportação de grande quantidade durante a guerra. Com o aumento da produção, os Estados Unidos, durante a década de 20, tinham crescimento e prosperidade suficientes para dominar outros mercados, como na América Latina. O consumo havia aumentado, a indústria criava o tempo todo bens de consumo, boates e clubes viviam cheios e o cinema tornava-se uma grande diversão. Com essa prosperidade, as ações eram valorizadas.
Henry Ford fundou a Ford Motor Company No dia 16 de junho de 1903 e foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande