Petróleo
Introdução
Este trabalho trata-se do petróleo, sua origem, composição, extração, refinação e seus aspectos químicos. É um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas, uma riqueza natural que já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica. Sua origem
O petróleo é um combustível fóssil, originado de restos de vida aquática, acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
O petróleo utilizado pelas civilizações antigas era o que aflorava à superfície do solo, e se ele não encontrar formações rochosas, que o prendam, sua movimentação no subsolo será constante, tendo assim a possibilidade de aparecer na superfície.
O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, na qual predominam os alcanos. É a mais importante fonte de energia e constitui a matéria-prima da indústria petroquímica, responsável pela manufatura de milhares de produtos de consumo diário, tais como: plásticos, adubos, corantes, detergentes, álcool comum, acetona, gás hidrogênio, entre outros.
Os maiores produtores de petróleo são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra, porém, suas maiores reservas estão nos países banhados pelo golfo Pérsico, com mais de 50%.
Sua composição
O petróleo é um líquido oleoso, insolúvel em água e mais leve do que ela, sua coloração varia entre pardo - escuro e negro e é encontrado em jazidas no subsolo da crosta terrestre. É uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, com predominância quase absoluta de hidrocarbonetos, sua composição química varia de acordo com sua procedência.
Embora de pouca utilização em estado natural, o petróleo, quando refinado, fornece combustíveis, lubrificantes, solventes, material de pavimentação