19 01 15 Teorias da Aprendizagem Prof
Teo
z i d en m e ag
Inteligências Múltiplas
Howard Gardner
Inteligências Múltiplas
Os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos.
Processos “independentes”
Embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente.
A interação das inteligências
Exemplo, um cirurgião necessita da acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da cinestésica.
Os tipos de inteligência
Inteligência
lingüística
Os
componentes centrais da inteligência lingüística são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem.
Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical.
Os tipos de inteligência
Inteligência lógico-matemática - Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.
Os tipos de inteligência
Inteligência espacial - Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.
Os tipos de inteligência
Inteligência cinestésica Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo.
É a habilidade para usar a