159228630281
5168 palavras
21 páginas
ENFRENTAMENTO EM CAJAMARCA O enfrentamento entre a avançada sociedade do Velho Mundo e a do Novo Mundo começou em 1492,com a “descoberta”, por CristóvãoColombo, de ilhas do Caribe densamente povoadas por nativos americanos.
O momento mais dramático foi o primeiro encontro entre o imperador inca Ataualpa e o conquistador espanhol Francisco Pizarro, na cidade de Cajamarca, nas montanhas peruanas, em 16 de novembro de 1532.Ataualpa estava em seu próprio império e cercado por seu próprio exército de 80.000 homens, recentemente vitoriosos em uma guerra com outros índios. Mesmo assim, Pizarro conseguiu reter seu prisioneiro por oito meses, enquanto obtinha o maior resgate da história em troca da promessa de libertáta-lo. Após receber o resgate-ouro suficiente para encher um quarto com aproximadamente 6,6 metros de comprimento, 5 metros de largura e 2,5 metros de altura -, Pizarro renegou sua promessa e executou Ataualpa.
Ataualpa era reverenciado pelos incas como o deus Sol, exercendo absoluta autoridade sobre seus súditos, que obedeciam até mesmo às ordens que enviava do cativeiro.Quando a luta entre os espanhóis e os incas finalmente começou, após a morte de Ataualpa, as forças europeias eram mais poderosas.
A captura de Ataualpa marco de um momento decisivo no maior enfrentamento da história moderna a captura de Ataualpa nos proporciona uma ampla visão da história mundial.
“O governo Pizarro desejava obter informações de alguns índios de Cajamarca e, para isso, recorreu à tortura. Eles confessaram ter ouvido que Ataualpa estava esperando o governo em Cajamarca. O governo então ordenou que avançássemos. Quando chegamos à entrada de Cajamarca, vimos o acampamento de Ataualpa a uma légua de distância, junto às montanhas. Até então, nunca tínhamos visto nada parecido nas Antilhas. Então, demos uma demonstração de coragem e depois de observar cuidadosamente o lugarejo e as tendas, descemos o vale e entramos em Cajamarca. Estávamos com medo porque éramos