1578
Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.
O tratamento do Óleo Vegetal Usado é um processo muito simples e não requer a adição de qualquer produto químico. Qualquer indivíduo com algum espaço disponível, mesmo que limitado, na sua residência pode recolher e reutilizar óleo vegetal usado como combustível no seu veículo devidamente adaptado.
Antes de submeter o óleo usado ao processo de limpeza, deve ter-se em atenção algumas observações referentes à qualidade do resíduo:
Clareza do Óleo: O óleo usado deve ser o mais cristalino possível, óleos muito turvos e esbranquiçados podem conter muita água ou gordura.
Gordura Saturada: Acúmulos esbranquiçados no fundo do depósito representam muita gordura saturada que não pode ser aproveitada como combustível.
Óleos de Restaurantes: Gordura vegetal hidrogenada, ingrediente dos óleos especiais para fritadeiras industriais usado por alguns restaurantes, não serve para uso direto como combustível. Normalmente a gordura hidrogenada é facilmente identificável, pois esta se solidifica em temperaturas mais baixas.
Óleos com muitos restos de comida também devem ser evitados.
Tomados estes cuidados podemos prosseguir para a reciclagem do óleo vegetal para uso como