1507
Os sentidos do trabalho
O
bservamos o desaparecimento de empregos permanentes e o aparecimento de novas tecnologias e formas ino vadoras de organização do trabalho. Ao mesmo tempo em que milhares de pessoas sofrem pela falta de uma vaga, outras sofrem pelo fato de terem que trabalhar excessivamente. Construir, ou reconstruir, os sentidos do trabalho é projeto de renovada importância, tanto para os profissionais como para as empresas.
Por Estelle M. Morin HEC-Montreal
O trabalho conserva um lugar importante na sociedade.
Para a pergunta “se você tivesse bastante dinheiro para viver o resto de sua vida confortavelmente sem trabalhar, o que você faria com relação a seu trabalho?”, mais de 80% das pessoas respondem que trabalhariam mesmo assim. As prin cipais razões são as seguintes: para se relacionar com outras pessoas, para ter o sentimento de vinculação, para ter algo que fazer, para evitar o tédio e para ter um objetivo na vida.
O trabalho representa um valor importante, exerce uma influência considerável sobre a motivação dos traba lhadores e também sobre sua satisfação. Vale a pena, então, tentar compreender o sentido do trabalho hoje e determi nar as características que ele deveria apresentar a fim de que tenha um sentido para aqueles que o realizam.
Adicionalmente, devemos considerar que os proble mas de desempenho representam uma parte importante
©rae executivo 71
fator humano: Os sentidos do trabalho
das preocupações dos administradores. Para resolvê-los, foram construídos mecanismos de gestão que visam iden tificar rapidamente os desvios de desempenho, determinar suas origens e corrigi-los.
Entretanto, os esforços para reorientar os comporta mentos fora dos padrões e para reforçar os comportamen tos produtivos ainda não são suficientes para solucionar os problemas de