Fichamento história da arte
Componente curricular: Metodologia da Pesquisa Científica
Discente: Geovana Louise Ferreira de Souza
Docente: Argemiro Ribeiro de Souza Filho
Turno: Vespertino
CHAVES, Regina; GALANTE, Camylla; SCHULTZ, Benilde Socreppa. Notre-dame e a arte gótica: o contexto político e cultural na arquitetura do século XII. 2010. 13 fls. UNIOESTE - Cascavel / PR
Fichamento:
“A arte, qualquer que seja sua definição, é uma causa profunda, mais inconsciente do que consciente, mais instintiva do que racional.” (p.02)
“A definição, embora muito bem elaborada, não abrange toda complexidade do que realmente significa arte [...] delimitamos sua existência como obra do mero acaso.” (p.02)
“a arte precise trabalhar ‘materiais brutos ou trabalhar para adaptar o Espaço e o Corpo como arquitetura torna-se uma intervenção’ humana ‘na natureza’”. (p.02)
“Herdamos a arte e a conceituação sobre arte. Dos gregos, recebemos a história, a política [...] assim como a elitização dos dons artísticos.” (p.02)
“Exposição histórica, econômica e política do século XII [...] maiores e mais importante catedrais do estilo gótico [...] a Catedral de Note-Drame.” (p.03)
“Roma ao consolidar seu império e eleger como religião estatal, o cristianismo [...] limitou-se ao novo estilo romano agregado às influências gregas.” (p.03)
“Gombrich retrata a imagem de um cristianismo primitivo ao descrever como os lugares de culto eram concebidos até o século IV e como transcorreu a mudança.” (p.03)
“As igrejas eram salas de reunião insignificantes, mas a igreja passou a ser o supremo poder do reino [...] adotaram o tipo amplo de salão de reuniões que nos tempos clássicos eram conhecidos por Basílica ‘pórtico real’.” (p.03)
“Os romanos adaptavam os costumes dos povos que dominava inculcando [...] um estilo próprio. Assim o cristianismo foi adotado através do foco e da necessidade de Roma.” (p.03)
“Assim o artista deve dedicar-se apenas á realização de coisas belas sem se preocupar com a