147 1116 1 PB
AMAI – Oeste catarinense
Elisangela Bini Dorigon*
Patricia Tessaro**
Resumo
Esta pesquisa objetivou caracterizar os efluentes da lavação automotiva em postos de exclusiva atividade de lavagem de veículos na região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), no Oeste catarinense. A pesquisa foi realizada na citada região, que é composta por 14 municípios da microrregião do Alto Irani, os quais contabilizam, aproximadamente, 137.583 habitantes e dispõem de uma frota de 61.150 veículos. Para a obtenção dos dados, foram realizadas três etapas de pesquisa. Primeiro, foi levantado o número de postos de lavagem, por meio das prefeituras municipais da região da AMAI; segundo, foi realizado o cadastramento dos postos e aplicação do questionário, mediante prévia autorização dos proprietários que consentiram em participar da pesquisa; por último, foi feita a coleta e análise laboratorial dos efluentes. Foram levantados 51 postos de exclusiva atividade de lavagem. Das amostras analisadas, 64% apresentaram-se em desacordo com a Resolução Conama 357, de 2005. Verifica-se a necessidade de adequações nos sistemas de tratamento de efluentes e alternativas para a exploração e redução do volume de água nobre. É de suma importância gerenciar os recursos hídricos utilizados nos postos de lavagem para que estes atendam às suas demandas sem que causem danos à saúde ambiental.
Palavras-chave: Efluente. Água. Postos de lavagem. Sistema de tratamento.
1 INTRODUÇÃO
O elevado desenvolvimento demográfico, associado às transformações econômicas, reflete-se notavelmente, no uso dos recursos hídricos, principalmente no que se refere à qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas.
Os esgotos urbanos e os efluentes industriais e comerciais sem prévio tratamento são os grandes responsáveis pela poluição dos meios hídricos. A atividade de lavagem automotiva utiliza grandes quantidades