14667
Sim, a linguagem surge depois que a criança passou por inúmeras etapas no desenvolvimento cognitivo e motor. Portanto, as crianças começam a falar as primeiras palavras e sons entre os 12 e 18 meses. No entanto, não podemos esquecer que o processo de desenvolvimento motor e de fala é particular para cada criança.
Quando as mães devem se preocupar?
Segundo estudos da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – USP – e publicada na Revista CEFAC (Atualização Científica em Fonoaudiologia e Educação) a maior parte dos pediatras não encaminha para o fonoaudiólogo a criança com alteração no desenvolvimento de linguagem no período apropriado. Então as mães devem estar atentas sempre. Existem varias fases de desenvolvimento da fala. Portanto, elas devem se preocupar quando a criança não reage aos sons, quando não procura os objetos ou não faz contato com o adulto e principalmente quando a criança não tenta outra forma de comunicação tal como a imitação ou uso de gesto para se expressar.
O que o atraso na fala pode querer dizer?
Ele pode indicar apenas um atraso no desenvolvimento da fala sem nenhum outro tipo de comprometimento, mas também pode apontar para outras alterações tais como perda auditiva, autismo, algumas síndromes, questões neurológicas e também problema emocional.
O que pode causar esse atraso?
O atraso pode ter diversas causas, como as orgânicas, emocionais ou também por falta de estimulação. Ou seja, em ambientes no qual a criança não tem espaço para se expressar ou que suas ações não ganham significado é comum a fala demorar a aparecer. É necessário uma dose de afeto para proporcionar uma relação prazerosa de troca em a criança e o adulto.
Os pais podem cometer erros que atrasam ainda mais o desenvolvimento da fala?
Infelizmente sim, muitas vezes sem perceber.
Tanto pela falta de estimulação quanto o excesso de zelo pode causar atraso de fala. Quando os pais