143817160172

4122 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

Daniela Lidiane Mendes Diogo Rodrigo da Silva Luiz Carlos da Silva Suellen Brito Batista Tatiane Cristina de Souza

JUST IN CASE X JUST IN TIME

SÃO PAULO 2013

FILOSOFIA JUST IN CASE X FILOSOFIA JUST IN TIME

Trabalho apresentado à Universidade de Santo Amaro – UNISA, como parte dos requisitos para conclusão do semestre do curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Orientador: Prof. Jaldo Jones Silva Fortes.

SÃO PAULO 2013

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo o estudo sobre as filosofias Just in Case e Just in Time nas organizações.
A gestão de um negócio pela ótica do Just in Case conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditado pela capacidade excessiva do primeiro processo, que "empurra" a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário.
O sistema de produção Just in Time teve eu surgimento no Japão na década de 60, quando a produção em massa alcançava seu estágio mais alto nos países do ocidente. Criado na Toyota Motor Company e batizado como Sistema Toyota de Produção, o Just in Time redimensionou quase todos os conceitos existentes a respeito da produção em massa e toda a estrutura de custos associados a ela. Não é novidade que as empresas japonesas conseguiram

Relacionados