1422674
2234 palavras
9 páginas
Universidade PaulistaDouglas Martins
Elizangela Oliveira
Tainara Marquez
PRÁTICA DE ENSINO
Cachoeiro de Itapemirim
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 REFLEXÕES DOS TEXTOS
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio
2.2 O fax do Nirso
2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
2.4 Uma pescaria inesquecível
2.5 A Folha Amassada
2.6 A Lição dos Gansos
2.7 Assembleia na Carpintaria
2.8 Colheres de Cabo Comprido
2.9 Faça parte dos 5%
2.10 O Homem e o Mundo .
2.11 Professores Reflexivos
2.12 Um Sonho Impossível?
2.13Pipocas da Vida
3 CONCLUSÃO
4 BIBLIOGRAFIA
Introdução
Este trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre os textos apresentados no livro texto, versando sobre a educação e como devem ser empregadas e respeitadas as suas diferenças.Exercitando o curso acadêmico de Letras no uso do texto como ferramenta de reflexão.
O exercício proposto pela disciplina de Práticas de Ensino: Introdução a Docência consistiu na formação de um grupo para refletirmos sobre os temas propostos nos textos ofertados.
O grupo se reuniu para a leitura e reflexão de 13 textos,itens 7.1 a 7.13ª que compõem o presente trabalho e as considerações feitas foram documentadas.
Educação? Educações: aprender com o índio
A educação encontra-se de diversas maneiras e por todas as partes. Envolve os processos de ensinamento e aprendizagem. Cada povo possui um entendimento diferente, não existindo, portanto, um modelo base. Todos vivemos em situações que envolvem uma educação distinta, dependente do local, região e tradição seguida. Na educação indígena, os pequenos aprendem com ensinamentos dos adultos, a caçar, correr ou aconselhar, seguindo sua cultura.
Exemplificando, o índio que na infância convive junto a um modo de vida de um branco, não consegue ter uma vida normal no seu habitar de origem. Fugindo das suas culturas, não teria valor para tribo indígena.
A educação é constituída no imaginário das pessoas e na