enfermagem
Introdução
Graduação em Enfermagem
A enfermagem brasileira tal qual a mundial, inicialmente era praticada por freiras que prestavam assistência por caridade aos doentes e miseráveis nas santas casas, portanto, neste período os cuidados prestados aos pacientes eram de cunho religioso, não tendo assim nenhum embasamento científico, mas apenas empírico. A assistência era realizada sem o uso de uma metodologia de trabalh o para orientar suas ações, conforme as necessidades surgiam as decisões eram tomadas.
Ao longo dos anos a enfermagem vem se desenvolvendo.
Profa. Me. Catarina Rodrigues da Silva
2º Semestre/2014
Foschiera F Vieira CS . O d iagnóstico de en fermage m no contex to das ações de enfer magem : percepção dos
,
enfermeiros docentes e assistenciais . Revista Eletrônica de Enfermagem. 2004; 06(02)
Introdução
Introdução
A enfermagem sempre se fun dame ntou em princí pios, crenças, valores e normas tradicionalmente aceitas.
A evolução da ciência, qu e p ossibilitou a comp re ensão da import ância d e pes quisar pa ra co nstituir o sab er, levo u os enfermeiros a questionar esses preceitos tradicionais.
Argumentam-se que a teoria de enfermagem é definid a como uma conceitualização articulada e comunicada da realidade, inventada ou descoberta, com a finalidade de descrever, explicar, prever ou prescrever o cuidado de enfermagem.
No período d e 1 950, esse qu estionamento a umen tou, faze ndo surgir a necessidade d e se desenvolve r um corpo de co nhecime nto específico, o que seria possível somente pela elabo raçã o de te orias próprias. Oliveira ML de, Paula TR d e, Freitas J B de . Evolução histórica da assistência de enfer magem . Con Scientiae
Saúde. São Paulo, 2007;6(1): 127-36.
Oliveira ML de, Paula TR d e, Freitas J B de . Evolução histórica da assistência de enfer magem . Con Scientiae
Saúde. São Paulo, 2007;6(1): 127-36.
Carper, BA. Padrões fundamentais do conhecimento