134575320566

2101 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa Estatística tem como interesse e tema central identificar os fatores que levaram as crianças e adolescente a estarem internados e, para tanto, delimitamos nossa área de pesquisa a Casa da Criança/Abrigo Renascer no município de Ilhéus - Bahia.
Ao todo, foram pesquisados quarenta e duas crianças, através de um questionário simples e informal, contendo cinco perguntas, incluindo a pergunta temática da nossa pesquisa.Para constatar a freqüência de internações, fizemos uma pergunta direta e simples.
Em seus artigos terceiro e quinto, o estatuto da criança e do adolescente (ECA) elenca alguns direitos da criança e do adolescente, que seguem na Lei nº 8.069/90 atualizado com a Lei nº 12.010 de 2009.
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Abandono Infantil
Ato de abandonar; desamparo total; renúncia; desprezo; desleixo, neste caso fala-se em crianças.
O que é a Negligência?
Negligência (do latim "negligencia"). É o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência, sendo frequentemente utilizado como sinônimo dos termos "descuido", "relaxamento", "desleixo", "negligência" ou "preguiça".
O que é a Negligência parental?
A negligência parental é um fator transversal a todas as necessidades identificadas nesta problemática dos comportamentos de risco. Como o próprio nome indica esta problemática te como

Relacionados